Essa foi a primeira newsletter enviada para quem se inscreveu para receber minhas dicas de leitura.


Oi!

Faz algumas semanas que eu coloquei um pequeno formulário no meu site para você receber dicas de leitura por email. Eu gostaria de primeiramente agradecer muito que você tenha tomado seu tempo para se inscrever e agora ler o que tenho para te dizer. Você foi um dos primeiros a entrar nessa jornada comigo e espero aprender muito com você!

Durante as últimas semanas eu tenho lido bastante sobre diversos assuntos que rondam o mundo da criação de produtos. Marketing, criação, desenvolvimento, suporte, empoderamento. Eu acho que todos nós que estamos trabalhando com desenvolvimento temos a vontade de criar produtos cada vez melhores e mais úteis para nossos clientes. Uma ótima forma de fazer isso é testando e começando a aprimorar sua ideia o mais cedo que você puder.

Validando ideias antes de pular de cabeça

Joshua Porter, um cara que tenho seguido desde que comecei a me interessar por design, escreveu um artigo cheio de dicas sobre como ele desenvolveu e validou uma ideia através de uma lista de e-mails.

A ideia dele foi basicamente mudar a experiência de olhar a previsão do tempo. Muitas das vezes ele tentava interpretar graus, porcentagens e números para chegar a uma conclusão: o que devo vestir hoje. Então, ele criou o WhatToWear.io, um serviço que te mostra exatamente isso.

Joshua usou uma abordagem chamada email-first. Por meio disto ele conseguiu transformar sua ideia em um produto realmente útil, que recentemente virou seu emprego em tempo integral.

Ter como protótipo uma newsletter enviada por email pode economizar boas horas de desenvolvimento e dar importância para o que realmente importa: a utilidade do que você está criando.

Durante toda esta fase de prototipação, Joshua teve como coletar feedbacks e agir rapidamente em cima deles, criando uma versão melhor do WhatToWear a cada dia.

Ele fala ainda mais sobre isso em um ótimo artigo

10 questões que você, desenvolvedor, deveria estar se perguntando

Outro post muito interessantes que li recentemente foi “10 Questions Developers Should be Asking Themselves”, escrito por Stephen Young. Apesar de detestar esse tipo de título, eu li. São 10 perguntas muito boas, que vão desde dicas para escrever melhores códigos até questões que podem fazer você repensar como encara esse trabalho/hobby de escrever código.

Envolvendo um front-end desde o início do projeto

Eu sempre bato na tecla de que o front-end deve trabalhar colaborativamente com o designer. É crucial levar uma ideia para um protótipo o mais rápido possível e também realizar testes com pessoas reais e softwares reais.

Brad Frost é um dos caras que mais fala sobre isso. “Inventor” do Atomic Design e do Pattern Labs, ele investe uma boa parte do seu tempo pensando e validando ideias para trabalhar melhor com outras pessoas de uma forma bem fluida.

Em um de seus últimos posts ele falou sobre exatamente isso: envolver um front-end no início do projeto, não apenas quando todas a página já estão aprovadas pelo cliente.

Além de colaborar com o designer para achar uma boa solução para o problema do projetos, um desenvolvedor pode começar a configurar ambientes, criar abstrações, começar a arquitetura de CSS… São tantas coisas.

Essa foi a minha primeira newsletter enviada para vocês. Espero que tenham gostado! Você certamente tem algum feedback, então, não hesite para responder este email. Ficarei muito feliz em ouvir o que você tem a dizer!

Abraços!


Eu recebi bons feedbacks desta primeira versão e estou bem animado para continuar produzindo esse tipo de conteúdo. Minha intenção foi realmente sair do padrão newsletter-lista-de-link para algo mais perto de uma conversa com recomendações de leituras.

Algumas estatísticas desta primeira versão:

  • Enviada para 14 assinantes
  • Taxa de abertura de 71,4%
  • Taxa de cliques de 21,4%

Vamos ver como essas métricas evoluem com o tempo :).