Ultimamente percebi que trabalho muito melhor quando eu tenho uma lista do que preciso fazer. Uma simples lista faz uma diferença enorme na minha produtividade e me ajuda principalmente nos dias em que fico com dificuldade em me concentrar.
Write down and review to-dos: […] Treat your brain like a processor, not as a memory bank
Este trecho de “The Effective Engineer” (página 59) me fez analisar um pouco como eu estava onclusão que eu estava usando meu cérebro muito como um “banco de memórias” em vez de um “processador”. Analisar uma tarefa, dividi-la em afazeres pequenos e ir processá-los um por um.
Parece simples, mas nestes últimos dias já consegui encarar grandes tarefas de refatoração e vários afazeres administrativos só por ter tomado o tempo para preparar uma lista.
No meu trabalho como desenvolvedor, normalmente preciso entender sistemas complexos, alterar componentes que são usados por muitas partes desse sistema, testar cada mudança, levar em conta que este componente será utilizado por outras pessoas, tentar prever como esse componente talvez seja alterado no futuro para evitar refatoração excessiva, dentre outras muitas coisas. Ser interrompido no meio deste trabalho pode me fazer perder horas de concentração.
Com listas, temos uma forma de “salvar” cada passo do trabalho e “resumir a reprodução” dos nossos pensamentos.