De vez em quando surge a necessidade de capturar screenshots de um projeto. O Pageres é uma ferramenta bem simples para você automatizar este processo. Apenas definindo uma url, ele é capaz de capturar uma página inteira.

Além disso, você ainda pode pedir para que ele tire fotos seu site em diversas resoluções.

Instalando

Para usar o Pageres você precisa ter o node.js instalado. Caso ainda não tenha, acesse o site do node.js para instalá-lo.

Instale o Pageres através do npm:

npm install --global pageres

# você talvez precise usar sudo
# sudo npm install --global pageres

Usando o Pageres

Agora você já pode utilizar o Pageres através do seu terminal. Para tirar uma screenshot de www.hugobessa.com.br, por exemplo, basta executar o seguinte comando:

pageres www.hugobessa.com.br 1024x768 320x480

Isto capturará duas screenshots do site. Além de poder especificar quantas resoluções quiser, você pode omiti-las e o Pageres usará as 10 resoluções mais comuns de acordo com o w3counter.

Ele também traz algumas opções, como o interessante --crop, que permite que você limite a altura da screenshot. Para ver outras formas de utilizar o Pageres consulte a documentação (pageres --help).

Pageres + (Grunt ou Gulp) = ♥︎

Através do Grunt ou do Gulp é possível automatizar o processo de captura de screenshots do seu projeto. Eu uso isto para mostrar uma screenshot atual no Readme.md do meu site no GitHub após cada alteração na interface.

Para utilizá-lo com o Grunt, instale o grunt-pageres dentro do seu projeto,

npm install grunt-pageres --save-dev

…e adicione a tarefa ao seu Gruntfile:

grunt.initConfig({
    pageres: {                              // task
        prod: {                             // target
            options: {
                url: 'hugobessa.com.br',
                sizes: ['1024x768'],
                crop: true,
                dest: 'dist'
            }
        }
    }
});

grunt.loadNpmTasks('grunt-pageres');        // load task

Já com o Gulp, você deve usar a API em JavaScript exposta pelo Pageres. Na página da ferramenta no GitHub isto é documentado em detalhes.

Esta é mais uma ferramenta muito útil para ajudar você a automatizar tarefas antes bem manuais. Em conjunto com outras ferramentas, como o BrowserSync ou o grunt-uncss, conseguimos acelerar processos repetitivos e focar no que realmente importa dentro dos nossos projetos.