Sejam histórias da sua infância, contos fantásticos ou serviços realizados, sempre queremos falar para os outros o que sentimos, o que fizemos, o que queremos fazer e muitas outras coisas mais. Porém, falar tudo isso de uma vez pode deixar seus amigos, familiares e, principalmente, seus clientes, frustrados.

Quantas vezes você demorou para achar a informação que queria em um daqueles panfletos que entregam na rua? Quantas vezes demorou para achar o telefone para delivery, que estava escrito em uma fonte pequena lá no rodapé no site do restaurante?

Times Square

Um site que tenta passar todas as informações de uma só vez é como uma rua cheia de outdoors que agridem os olhos de quem por ali passa. A informação precisa ser apresentada em doses medidas cuidadosamente.

Ao tentar dar importância para tudo, tudo fica sem importância. Liste as três informações mais importantes que você precisa passar. Foque apenas na primeira.

Erre, acerte, teste

Mas não tenha medo de errar. Em sites e campanhas online, por exemplo, é muito simples realizar testes A/B para verificar se a informação que você jugou mais importante é realmente a mais valiosa para quem a recebeu.

Muitas vezes não é.

Pegue como exemplo o Medium. Mesmo que você esteja lendo algo lá numa tela grande, apenas as palavras estarão em evidência. Diferentemente de muitos sites e blogs, onde outras dezenas de elementos invadem a interface e clamam pela atenção do usuário, lá apenas o que realmente importa é servido.

Ao chegar no final da página de um artigo no Medium, ele não será mais a informação mais importante da página, afinal, você já o leu. Então, links sobre o autor e a publicação e links para continuar lendo são mostrados.

Foque no que é importante para quem recebe a informação.


Este post foi publicado originalmente no Medium. Para se adaptar a este blog, algumas alterações foram realizadas.