O mais novo iPhone chegou, com uma grande quantidade de funcionalidades novas e coisas interessantes. Porém, uma me chamou a atenção: a resolução das telas. A Apple disse adeus aos famosíssimos 320 pixels de largura do iPhone, que recebeu uma tela de alta-resolução com 3 vezes a densidade normal. Nossos sites estão preparados para isso?

Ano após ano vemos cada vez mais pessoas falando sobre design responsivo. Sobre como fazer um site se adaptar a qualquer resolução de tela. E ainda assim, continuamos vendo sites que se prendem demais no presente, com @media queries em resoluções e densidades de pixel específicas.

Se antes todos os outros celulares do mercado já nos mostravam que novas resoluções de tela surgem a todo momento, agora o iPhone 6 e seu irmão iPhone 6 Plus colocaram um ponto de exclamação no final desse fato.

É muito importante sempre imaginar o que pode mudar, nos prepararmos para o futuro.

Desenvolver sites pensando apenas no presente é um grande erro. Novos dispositivos são lançados. Novas funcionalidades. Novas formas de interação. Por isso, é muito importante sempre imaginar o que pode mudar, nos prepararmos para o futuro.

Devemos focar mais no conteúdo. Na adaptação baseada nas necessidades do nosso layout. No uso inteligente de cada pixel. Na utilização de técnicas escaláveis como imagens vetoriais. No teste por funcionalidades em vez de supor funcionalidades de acordo com o modelo de um dispositivo ou versão do navegador.

Precisamos de Future-Friendly Thinking.